jusbrasil.com.br
23 de Junho de 2021

Calendário Perpétuo em Excel

Calendário cuja única célula editável é o ano e, com base nesse, é montado o calendário completo, inclusive com cálculo de anos bissextos.

Escrito Direito, Advogado
Publicado por Escrito Direito
ano passado

Uma das grandes dores de cabeça para quem quer fazer um calendário perpétuo é justamente o cálculo dos anos bissextos, uma vez que os anos múltiplos de 4, não múltiplos de 100, exceto os múltiplos de 400 são os anos bissextos, ou seja, um monte de regras e exceções.

Para resolver isso eu usei uma função interna do Excel com uma simples função lógica, escrevendo em formato e fórmula: Se o mês de 28/02/ANO (onde ANO é o ano escolhido) + 1 for igual a 2, então o ano é bissexto.

É um arquivo simples, leve (apenas 20Kb, menor que muita imagem por aí), fácil de usar, basta alterar o ano, logo no começo da planilha e, automaticamente, todo o calendário é montado.

Eu ainda estou aprendendo a formatação condicional de planilhas, por isso que ano que vem vai haver um upgrade da planilha, se eu conseguir aprender isso, com a indicação dos feriados. No entanto, para isso, eu recomendo recomendo o livro "Calendário Litúrgico" que eu escrevi, está à venda no Clube de Autores, tem uma finalidade mais religiosa que jurídica, mas ele possui uma estrutura de calendário perpétuo semelhante ao que vinha com os livros do Theotonio Negrão, anotados com jurisprudência, mas com foco maior nos feriados até o ano de 2.100.

Para baixar a planilha, acesse o link abaixo:

https://www.4shared.com/office/1Hwgs7pRea/CALENDRIO_PERPTUO.html

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)